Este tipo de internação destina-se a pacientes que, embora estejam em situação de dependência, apresentam algum grau de compreensão acerca de sua situação e conseguem aceitar a ideia da realização de um tratamento.
Independente da tomada de decisão do próprio usuário é de significativa importância a participação familiar nesse processo, contribuindo com o paciente nas dificuldades da fase inicial do tratamento. A Clínica de Reabilitação São Paulo está a disposição em suas unidades de internação para orientação de famílias.
No momento da internação é importante que seja feita a entrevista motivacional com o paciente, onde haverá um incentivo para a mudança, auxiliando-o a ponderar os prós e os contras associados ao uso e reforçando os aspectos positivos. O tratamento deve ser explicado para o paciente e sua família de forma detalhada, quais são as regras colocadas e qual é a proposta.
As atividades saudáveis que fazem parte de nossa grade terapêutica, gradativamente, ocuparão o lugar das atitudes e hábitos nocivos e tenderão a manter o paciente ocupado com a mudança de seu padrão habitual de comportamento.
Além disso, nosso diferencial é que nossa equipe terapêutica e médica está preparada para intervir nas crises de abstinência, que se caracterizam pela presença de sintomas físicos e psíquicos de desconforto frente à interrupção do consumo de drogas, evitando assim a desistência do tratamento por parte do paciente. Nossos pacientes cumprem o tempo de programa estabelecido e nosso índice de desistência é praticamente inexistente.