A dependência do crack é um dos piores tipos de dependências existentes, isso porque essa droga é extremamente viciante e dificilmente a pessoa volta ao normal por conta própria. É importante ressaltar que muitas vezes as pessoas acabam apenas experimentando e depois não conseguem mais largar o crack como os demais tipos de drogas.
Na realidade, é preciso compreender conforme os especialistas informam, realmente em relação ao crack na verdade, não há apenas um tipo de receita, tampouco há remédios milagrosos. Pelo contrário, para ajudar aos dependentes é necessário realizar abordagens médicas e até mesmo psicossociais, sendo que os familiares devem participar. Além do mais, em relação aos tratamentos frequentemente a internação acaba sendo muito interessante nessa luta.
Etapas do tratamento de saúde para dependentes do crack
A primeira etapa do tratamento para dependentes do crack é a desintoxicação e uma análise completa do dependente químico, lembrando que a grande maioria dos dependentes de crack, primeiramente, precisa receber tratamentos para problemas advindos do uso da droga em péssimas condições.
Entre as doenças que devem ser analisadas estão: a pneumonia, várias doenças sexualmente transmissíveis, doenças de pele e até mesmo odontológicas, sendo assim, a primeira etapa serve para analisar as possíveis doenças que os dependentes possuem.
Além do mais, caso seja necessária a internação, essa mesma deve ser muito bem avaliada e negociada com o próprio dependente, isso porque é importante que o mesmo saiba que está doente sendo que o mesmo deve estar completamente aberto a estes tratamentos.
Lembrando que no período da desintoxicação os médicos das clínicas de reabilitação acabam fazendo uso da medicação para aliviar por completo as dores que são causadas pela abstinência, além de que os mesmos começam a tratar em seus pacientes as doenças associadas ao uso da droga.
Lembrando ainda que a próxima fase para que haja uma recuperação, deve envolver alguns cuidados múltiplos, entre os mesmos cuidados psiquiátricos, sociais, terapias, entre outros tipos de cuidados necessários.
Esses mesmos tratamentos podem ser realizados por completo em ambulatórios, centros de recuperação e até mesmo nas clínicas de apoio, além do mais, estar sempre em contato com grupos que estão se recuperando é importante.
Logo a próxima etapa e última, mas não menos importante é a reinserção do dependente para a sociedade, onde os mesmos pacientes devem ser preparados para não caírem nas recaídas, logicamente esse processo deve ser bem planejado.
Nessa parte do tratamento é importante que o paciente ao menos uma vez por ano realize uma consulta de rotina para avaliação de sua recuperação. Em geral os tratamentos realizados com internações podem durar até 6 meses, sendo que tudo dependerá do próprio dependente químico!
Veja como funciona a Clínica de reabilitação SP
Estaremos aqui na Clínica de Reabilitação SP, com uma equipe de profissionais qualificados prontos para te orientar e te direcionar a unidade que atenda todas as suas necessidades. Atendemos e temos tratamento de dependentes químicos e alcoólatras em todo Brasil, atendendo de forma particular ou através de planos de saúde.