São vários os motivos que levam uma pessoa a usar drogas, no entanto, é mais do que difícil fazer essas pessoas que estão na dependência química saírem desta vida, em geral a busca parte dos próprios familiares pois não aguentam a situação. Raramente um dependente reconhece de fato que está doente, sendo que os mesmos frequentemente acreditam que podem sair no momento que desejarem desta dependência.
Entender os motivos que levam as pessoas a ser dependentes de drogas, realmente podem ajudar ainda mais na resolução do problema para esse paciente, sendo assim, aqui iremos falar um pouco mais sobre esse problema tão frequente na vida dos brasileiros.
Entenda quais são os motivos que levam uma pessoa a usar drogas
Os motivos que levam uma pessoa a usar drogas em geral dependem realmente de vários fatores, sendo que os motivos dos adolescentes em geral é diferente dos motivos dos adultos, logicamente porque os adolescentes em geral estão mais na curiosidade mesmo.
Entre os adultos o uso de drogas em geral acontece justamente porque os mesmos desejam modificar suas emoções, sendo assim abaixo os motivos mais comuns para o uso de drogas:
Alterar emoções e sentimentos
É um fato comprovado que as drogas realmente são capazes de alterar os sentimentos e são ainda capazes de produzir sensações temporárias de “alívio” aos que estão fazendo uso do entorpecente.
Sendo assim, principalmente para os adultos, mas não tão raro em jovens o uso das drogas pode se tornar um enorme atrativo aos que estão fazendo uso da mesma, sendo assim, os próprios dependentes sabem que as drogas não fazem bem ao organismo e ao mesmo tempo as mesmas trazem aquela sensação de euforia.
Entre as pessoas que acabam usando as drogas para alterar seus sentimentos, estão aqueles que estão com alguns problemas entre os mesmos: aqueles que sofrem com a adaptação social, desajuste no meio familiar, timidez, inadequação, transtornos mentais, separação dos pais, separação de casal, entre outros.
Total falta de perspectiva
Aquela pessoa que não possui metas e nem mesmo visão de futuro, ou seja, que não tem uma perspectiva de seu dia de amanhã acaba contando apenas com o presente, sendo assim, acreditam que devem aproveitar as “oportunidades” que surgem.
Além do mais, os mesmos estão desmotivados, sendo que acabam não levando em consideração quais serão as consequências a longo prazo, além do mais, pessoas adultas que se envolvem com drogas mesmo tendo família acabam não se importando com o fato.
O pior pode ser o jovem sem perspectiva de futuro, sendo que o mesmo acaba indo para o pior lado, acaba sendo facilmente influenciado e dificilmente se arrepende de seus atos, sendo assim, um jovem sem visão é um perigo para si e para os outros.
Outros fatores
Entre os demais fatores, existe a fuga da realidade, quando a pessoa vive uma situação degradante, de violência física e psicológica e deseja fugir dessa realidade. Além do mais, quando há falta de atenção para com a pessoa que já está frágil, as drogas acabam se tornando perigosamente atraentes.
A recuperação em clínica
A recuperação é uma tarefa difícil, mas com força de vontade e a ajuda de bons profissionais é possível.
O tratamento médico é apenas uma parte da recuperação. A participação e união da família, são um grande fator de combate às drogas, assim como a degradação da família é uma das causas do aumento do número de usuários.
No tratamento, é muito importante desenvolver forças interiores, ser otimista, o que ajudará muito na recuperação. Aliado ao trabalho e acompanhamento de uma equipe multiprofissional, as chances de recuperação se tornarão bem maiores.
Sobre a clínica de reabilitação SP
Estaremos aqui na Clínica de Reabilitação SP, com uma equipe de profissionais qualificados prontos para te orientar e te direcionar a unidade que atenda todas as suas necessidades. Atendemos e temos tratamento de dependentes químicos e alcoólatras em todo Brasil, atendendo de forma particular ou através de planos de saúde.