(11)93418-1314 (11)4249-1373

Quais são os sintomas da abstinência do álcool?

Piauí - PI


Quais são os sintomas da abstinência do álcool?

Certamente são várias as pessoas que se interessam em saber exatamente quais são os sintomas da abstinência do álcool, isso porque devido ao excesso de uso das pessoas muitas vezes fica até difícil de reconhecer que uma pessoa está dependente de fato do álcool. Sendo assim, não são raras as pessoas que desejam entender um pouco mais sobre essa abstinência e quais são os sintomas trazidos por ela.

Desta maneira, aqui iremos falar um pouco mais sobre quais são os sintomas mais presentes no momento da abstinência do álcool e como lidar com o fato, sendo assim, basta verificar abaixo.

Veja quais são os sintomas da abstinência do álcool

Sobre os sintomas da abstinência do álcool é importante compreender que os mesmos acabam por aparecer justamente quando o uso do álcool é interrompido, sendo que esses sintomas em geral começam a aparecer de 04 a 12 horas justamente após o último consumo do dependente.

Sendo assim, é bom ressaltar que os primeiros sintomas decorrentes da abstinência do álcool são a insônia, irritabilidade e ainda a ansiedade. Já na segunda fase que começa após o total de 24 horas de abstinência do uso do álcool, esse quadro tende a ser mais acentuado e certamente mais grave.

Nesse quadro em questão os sintomas são mais perigosos para a saúde do alcoólatra, sendo que os sintomas nesta fase são: hiperatividade, suor e taquicardia, tremores, náuseas e vômitos, agitação psicomotora, convulsões e alucinações auditivas.

Sendo assim, em relação a retirada do álcool do organismo acaba por gerar todos os sintomas e trás um pouco mais de dificuldades, sendo assim, o ideal é ir em busca de tratamentos especializados para o dependente, sendo que esses locais precisam ter enfermarias caso o paciente acabe passando pela síndrome de abstinência aguda.

O que é Alcoolismo?

O alcoolismo é a incapacidade de controlar a ingestão de álcool devido a dependência física e emocional.
Os sintomas incluem consumo repetido de álcool apesar de problemas jurídicos e de saúde. Alcoólatras podem iniciar o dia com uma dose, sentir culpa por beber e quiser reduzir a quantidade consumida.
 
O tratamento envolve terapia ou aconselhamento por um profissional de saúde. Um programa de desintoxicação em um hospital ou clínica médica também pode ser uma opção para aqueles que necessitam de mais assistência. Há medicamentos disponíveis que reduzem a vontade de beber cerveja e pinga.
 

Alcoólatra ou alcoolista?

Durante muitos anos, o termo “alcoólatra” foi difundido como sinônimo para dependente do álcool. Nos últimos tempos, entretanto, muitos pesquisadores acreditam que essa nomenclatura é inadequada.

Se formos olhar a etimologia da palavra, veremos que alcoólatra significa, literalmente, adorador do álcool. Essa nomenclatura leva a entender que o indivíduo ama o álcool e escolhe continuar bebendo por gostar tanto, quando, na realidade, há uma dependência química da substância.

Pessoas que sofrem com a dependência já são mal faladas, chamadas de “sem vergonha”, e o termo alcoólatra só piora a situação. Por isso, a palavra é considerada estigmatizante e deve ser evitada ao se referir a uma pessoa que tem problemas com bebidas alcoólicas.

 

Entenda como funcionam os tratamentos para abstinência do álcool

Os tratamentos podem ser feitos em ambulatórios ou ainda diretamente nas clínicas de reabilitação, sendo que os dependentes deverão passar por equipes médicas que serão as responsáveis por ministrar os tratamentos nos pacientes.

Antes de tudo, o ideal é que o dependente consiga realmente reconhecer  a recuperação e saber que precisa de ajuda, sendo que na maioria das vezes isso não é nada fácil, justamente porque as pessoas possuem aquela ideia de que podem parar de beber a hora que desejarem e isso não acontece conforme pensam.

Desta maneira, quanto mais rápido esses dependentes reconhecerem que precisam de ajuda, então maiores serão as chances de melhorar e ter uma recuperação bem-sucedida, desde que os mesmos busquem ajuda ou os familiares também.

É importante lembrar ainda que a natureza do tratamento em geral deve depender justamente do grau de dependência do paciente com o uso do álcool, sendo que os recursos disponíveis nos centros são capazes de ajudar no momento da definição dos processos de tratamentos.

Em geral os tratamentos são compostos de desintoxicação, uso de medicamentos para que a pessoa acabe achando o álcool aversivo, aconselhamento, terapias para que os dependentes reconheçam o que os leva a beber.

Lembrando ainda que os tratamentos podem ser feitos em ambulatórios, hospitais clínicas e centros de reabilitação.

 

Sobre a clínica de reabilitação SP

Estaremos aqui na Clínica de Reabilitação SP, com uma equipe de profissionais qualificados prontos para te orientar e te direcionar a unidade que atenda todas as suas necessidades. Atendemos e temos tratamento de dependentes químicos e alcoólatras em todo Brasil, atendendo de forma particular ou através de planos de saúde.

Entramos em contato

Blog

Quais tipos de tratamento para jogadores compulsivos?

Quais tipos de tratamento para jogadores compulsivos?

O tratamento para jogadores compulsivos geralmente envolve abordagens terapêuticas e de suporte

Dependentes químicos encontram uma nova chance: como a internação involuntária tem transformado vida

Dependentes químicos encontram uma nova chance: como a internação involuntária tem transformado vida

A internação involuntária pode oferecer uma segunda chance a dependentes químicos, proporcionando ambiente controlado para tratamento e recuperaç

Clínicas de recuperação que aceita convênio Golden Cross

Clínicas de recuperação que aceita convênio Golden Cross

O trabalho desenvolvido pelas clínicas de recuperação que aceita convênio médico Golden Cross é referência no que se diz respeito a tratamento

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?