Algumas pessoas que fazem uso de drogas, muitas vezes desejam saber quanto tempo leva para desintoxicar o organismo de drogas, é válido lembrar que isso deve variar de acordo com o processo escolhido. Muitas vezes, os dependentes que desejam parar de usar entorpecentes ou que precisam realizar exames desejam saber quanto tempo essas drogas ficam presentes no organismo.
Lembrando que apesar das drogas fazerem mal para a saúde, parar de usar abruptamente sem realizar os tratamentos médicos específicos pode ser muito perigoso, sendo que alguns sintomas decorrentes da abstinência podem levar ao óbito. Desta maneira, o ideal é ir em busca de centros ou clínicas de recuperação para enfim ter os tratamentos adequados!
Veja quanto tempo leva para desintoxicar o organismo de drogas
Sobre o tempo que leva para desintoxicar o organismo de drogas por completo, é preciso saber que a maconha que atualmente é uma das drogas mais leves principalmente quando é comparada com as demais, em geral permanece mais tempo no nosso organismo.
A mesma ainda é capaz de ganhar do álcool, da metanfetamina e até mesmo da cocaína, um exemplo disso é que enquanto a própria maconha fica em nosso organismo por até duas semanas, a própria heroína já não é encontrada no organismo por exemplo após 12 horas do uso.
É importante ressaltar que existem vários tipos de drogas que não é porque por exemplo o cigarro é licito que o mesmo não é uma droga, isso porque também é capaz de causar dependência no usuário.
Apesar de a Cannabis (maconha) nunca ter matado ninguém por overdose, sua presença no organismo acaba sendo mais longo que as demais drogas utilizadas pelos dependentes, sendo assim, acaba por ser o foco maior dos estudos e pesquisas realizados.
Desintoxicação das drogas no organismo
Abaixo estão as informações relevantes ao uso de droga e quanto tempo cada uma delas leva para enfim sair de nosso organismo por completo:
Álcool
Para sair da urina: o álcool leva de 3 a 5 dias;
Para sair do sangue: de 10 a 12 horas;
Para sair do cabelo: leva até 90 dias
1.2 Maconha
Para sair da urina: de 7 a 30 dias;
Para sair do sangue: em torno de 14 dias;
Para sair do cabelo: leva até 90 dias;
1.3 Cocaína
Para sair da urina: de 3 a 4 dias;
Para sair do sangue: de 1 a 2 dias;
Para sair do cabelo: até 90 dias;
1.4 Heroína
Para sair da urina: de 3 a 4 dias;
Para sair do sangue: até 12 horas;
Para sair do cabelo: leva até 90 dias;
1.5 LSD
Para sair da urina: de 1 a 3 dias;
Para sair do sangue: de 2 a 3 horas;
Para sair do cabelo: até 3 dias;
1.6 Ecstasy
Para sair da urina: de 3 a 4 dias;
Para sair do sangue: de 1 a 2 dias;
Para sair do cabelo: até 90 dias
1.7 Metanfetamina
Para sair da urina: de 3 a 6 dias;
Para sair do sangue: de 24 a 36 horas;
Para sair do cabelo: leva até 90 dias;
1.8 Anfetaminas
Para sair da urina: de 1 a 3 dias;
Para sair do sangue: leva cerca de 12hs;
Para sair do cabelo: até 90 dias;
Tipos de Internação na Clínica de Recuperação Evangèlica Instituto Nova Vida:
Internação Voluntária para Dependentes Químicos
Internação Involuntária para Dependentes Químicos
Internação compulsória para dependentes químicos
Remédio para parar de usar drogas: o que a medicina conhece
Como dissemos, o melhor remédio para parar de usar drogas é o tratamento. A medicina procura compreender o que acontece com a dopamina no cérebro para criar a dependência. É a dopamina que oferece a sensação de prazer em todas as situações, inclusive com drogas. Assim, por exemplo, quando uma pessoa inala cocaína, o seu cérebro é inundado com dopamina, o que lhe oferece o prazer, ao mesmo tempo que vai criando a dependência.
Hoje já se sabe que existem diversos outros circuitos envolvidos no mecanismo de prazer, sem eliminar o potencial da dopamina. Exames de neuroimagem demonstram que os efeitos produzidos pelas drogas chegam a ultrapassar os centros de prazer e de recompensa, estendendo-se ao córtex pré-frontal, região que nos permite tomar decisões.
Esse conhecimento muda a compreensão da dependência de drogas, já que o tratamento, que é o único medicamento para parar de usar drogas, deve apagar o impulso de usar drogas e a memória criada no cérebro, fazendo com que o dependente tome atitudes para evitar recaídas e permanecer longe das drogas.
Ainda é preciso considerar que a dependência e o vício são frutos, em grande parte, de herança genética. Os fatores genéticos, segundo a medicina, são responsáveis por uma média de 50% de dependência apresentada nos usuários de drogas.
Nosso organismo possui um gene que está intrinsecamente ligado ao equilíbrio de dopamina no cérebro, a enzima monoaminoxidase A, cuja síntese pode ter mutações durante nossa vida ou mesmo antes de nascermos, o que torna a pessoa mais ou menos vulnerável à dependência, criando as condições para que uma pessoa, depois do uso de qualquer droga, tenha necessidade de mais.
Nessas pessoas com alterações genéticas, ocorre uma situação diferenciada, com baixos níveis de receptores de dopamina no cérebro, tornando-as mais propensas à dependência e a achar maior prazer no uso de drogas.
Sobre a clínica de reabilitação SP
Estaremos aqui na Clínica de Reabilitação SP, com uma equipe de profissionais qualificados prontos para te orientar e te direcionar a unidade que atenda todas as suas necessidades. Atendemos e temos tratamento de dependentes químicos e alcoólatras em todo Brasil, atendendo de forma particular ou através de planos de saúde.